NOTÍCIAS

Curso "Coproduzindo ciência usável: teoria e prática"

19/07/2019

A Dra. Maria Carmen Lemos, da Universidade de Michigan, ministrará, do dia 29 de julho a 02 de agosto de 2019, o curso "Coproduzindo ciência usável: teoria e prática" para pós-graduandos e outros interessados. O curso é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores, do Instituto de Biologia da UFBA e organizado pelo Prof. Pedro Rocha. Interessados em participar do curso como atividade de extensão universitária devem encaminhar e-mail para peurocha@ufba.br. Acesse o programa da disciplina aqui , o guia para as aulas aqui e o material para leitura aqui.

Cópia do: Oficina Temática PBL

10/06/2019

O Prof. Pedro Rocha, do LABECOA, ministrará, no dia 10 de junho de 2019, a "Oficina Temática PBL" para professores da UFBA. A atividade faz parte do Programa de Formação Pedagógica promovido pela Prodep-UFBA. PBL, sigla inglesa para "aprendizagem baseada em problemas", é uma metodologia ativa de ensino que remove o professor do centro das atividades de ensino. O PPG Ecologia da UFBA usa desde 2010 a metodologia de PBL para formar mestres em ecologia aplicada à gestão ambiental. Acesse o material da oficina aqui e aqui.

Oficina Temática PBL

28/11/2018

O Prof. Pedro Rocham, do LABECOA, ministrará, no dia 30 de novembro de 2018, a "Oficina Temática PBL" para professores da UFBA. A atividade faz parte do Programa de Formação Pedagógica promovido pela Prodep-UFBA. PBL, sigla inglesa para "aprendizagem baseada em problemas", é uma metodologia ativa de ensino que remove o professor do centro das atividades de ensino. O PPG Ecologia da UFBA usa desde 2010 a metodologia de PBL para formar mestres em ecologia aplicada à gestão ambiental. Acesse o material da oficina aqui e aqui.

LABECOBA lança a iniciativa "Ecologia na Rede", de comunicação públoca da ciência

25/10/2018

O LABECOBA inaugura hoje a iniciativa "Ecologia na Rede", que representa um projeto de comunicação pública da ciência desenvolvido com a participação de estudantes de graduação. O projeto parte de temas da agenda pública e oficial para tratar das relações entre ciência e sociedade, particuarmente entre ciência e meio ambiente. Mais informações na hompage da iniciativa: www.ecologianarede.org. Siga a iniciativa no facebook, instagram, twitter, canal no YouTube e pelo grupo Whatsapp.

Cópia do: Contribuições de disciplinas de PG em Ecologia para a Política Ambiental da UFBA

12/09/2018

Oito estudantes de doutorado acadêmico, 7 de mestrado acadêmico e 6 de mestrado profissional dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia do Instituto de Biologia da UFBA, matriculados nas disciplinas "BIOB58 Sustentabilidade" e "BIOD58 Ciência e Políticas Ambientais" , produziram, em agosto de 2018, uma contribuição para a formulação da Política Ambiental da UFBA. As disciplinas, coordenadas pelo Prof. Pedro Rocha, do LABEOBA, contaram ainda com a participação dos professores Dra. Camila Cassano (UESC) e Dr. Asher Kiperstok (UFBA - Escola Politécnica) e com a colaboração do Prof. José Antônio Lobo e de Carina Carvalho de Oliveira, ambos da Coordenação de Meio Ambiente da SUMAI-UFBA, setor responsável pela apresentação de uma proposta de política à reitoria. Entre as contribuições dos estudantes está a proposta de alteração do foco da política, passando de Política Ambiental para Política de Sustentabilidade.

​Vaga para projeto de iniciação científica

26/06/2018

Qual o efeito das mudanças climáticas sobre a fenologia das espécies? Como evidências de alterações da fenologia podem informar a gestão ambiental pública? O LACEBOBA receberá, até dia 03 de julho, inscrições graduandos de interessados em desenvolver projeto de iniciação científica (sem bolsa) nesse tema. Os interessados devem encaminhar, até essa data, e-mail para peurocha@ufba.br para marcar entrevista.

Contribuição da Atividade Interdisciplinar "Ecologia e Gestão Ambiental" para a Política de Meio Ambiente da UFBA

14/06/2018

A Coordenação de Meio Ambiente da SUMAI-UFBA está à frente da formulação de uma proposta de texto para a Política de Meio Ambiente da UFBA. Os estudantes da Atividade Interdisciplinar "Ecologia e Gestão Ambiental", oferecida pela equipe do LABECOBA a estudantes de seis cursos de graduação da UFBA em parceria com a Coordenação de Meio Ambiente, produziram contribuições para a formulação dessa política. Trata-se de mais uma iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). As contribuições podem ser acessadas aqui.

Novos estudantes do LABECOBA

08/05/2018

Novos estudantes de graduação se associaram recentemente ao LABECOBA, vinculados ao projeto de extensão universitária "Aproximando universidade e sociedade a partir de cyberdifusão científica", apoiado pelo Programa Permanecer da UFBA. O projeto terá duração de 12 meses e contará com os bolsistas Danilo Luis Cerqueira Dias e Matheus Augusto de Azevedo e os estudantes voluntários Ramon César Pinheiro Soares e Thais Guimarães Brito.

Seleção de 2 bolsistas para Edital Permanecer 2018

08/05/2018

Até 18 de maio estarão abertas inscrições para concorrer a 2 bolsas do Programa Permanecer. Podem concorrer estudantes de graduação, que deverão atuar junto ao Laboratório de Ecologia Básica e Aplicada, sob orientação do Professor Pedro Rocha, dentro do projeto "Aproximando universidade e sociedade a partir de cyberdifusão científica". Clique AQUI para conhecer o projeto, AQUI e AQUI para conhecer os planos de trabalho e AQUI para saber como concorrer.

Finalizadas as atividades da Disciplina de PG Delineamento Amostral

30/04/2018

Após um mês de aulas intensivas, encerraram-se hoje as atividades da disciplina "Delineamento Amostral", do PPG Ecologia e Biomonitoramento da UFBA, que contou com a participação de 21 estudantes de mestrado e doutorado. Trata-se da última oferta da disciplina como obrigatória da grade curricular do Mestrado Acadêmico em Ecologia e Biomonitoramento. A partir de 2018 será implantada uma nova grade curricular.

Atividade Curricular de férias: Ecologia e Gestão Ambiental

23/01/2018

O Prof. Pedro Rocha e a Analista Ambiental do IBAMA Samanta Coutinho oferecerão, de 05 a 16 de março, das 8:30 às 12:00h o componente curricular Atividade Interdisciplinar: Ecologia e Gestão Ambiental (34h). A atividade contará com a participação da profa. Marta Alves (Faculdade de Arquitetura) e da equipe da Coordenação de Meio Ambiente da UFBA. Estudantes de qualquer curso de graduação da UFBA podem solicitar vagas. Acesse o programa do componente aqui e o cartaz de divulgação aqui). 

Desafios para a preservação da biodiversidade em campi universitários

14/11/2017

A UFBA realizará nos dias 16 e 17 de novembro o I Fórum Baiano de Gestão Ambiental nas Instituições de Ensino Superior. No dia 17, das 8:30 às 10:00h o Prof. Pedro Rocha proferirá a conferência intitulada "Desafios para a preservação da biodiversidade em campi universitários". 

Aberto processo seletivo para novos alunos do PPG Ecologia e Biomonitoramento

14/11/2017

Nesse ano:
- as provas serão realizados simultaneamente em vários estados;
- há cotas para negros, indígenas, quilombolas, pessoas trans e pessoas com deficiências;
- não há obrigatoriedade de aceite prévio de orientação;
- todo o processo de inscrição será realizado online.

O Laboratório de Ecologia Básica e Aplicada acolherá preferencialmente candidatos interessados em desenvolver projetos associados à linha de pesquisa "Ecologia aplicada à gestão ambiental". Os interessados em obter o Formulário de Acordo de Orientação previsto no Edital para desenvolver seu projeto de dissertação ou tese em associação com o Laboratório devem entrar em contato com o Prof. Pedro Rocha (peurocha@ufba.br) até o início de dezembro de modo a discutir a proposta de projeto. Cosullte os projetos em desenvolvimento no laboratório nesta homepage.

Reunião de Grupo de Trabalho do Projeto Integrador 3 do INCT IN-TREE

04/09/2017

Atualmente um conjunto de pesquisadores e pós-graduandos associados ao Projeto Integrador de Interação com a Sociedade (PI3) do INCT IN-TREE envolvido na formulação de uma teoria sobre transdisciplinaridade que estabeleça uma base teórica unificada para as atividades de interação entre universidade e sociedade do IN-TREE. O grupo fará uma reunião de trabalho nos dias 25 e 26 de outubro em Salvador. 

O modelo central da teoria, como concebido até o momento, é formulado como um modelo hierárquico de redes de interações humanas que inclui o nível dos indivíduos, o nível da comunidade transdisciplinar e o nível da sociedade (que inclui as corporações às quais os membros da comunidade transdisciplinar estão vinculados). Os processos que ocorrem no nível dos indivíduos levam à emergência de uma ação transdisciplinar no nível da comunidade transdisciplinar, mas são restringidos (ou facilitados) pelas características culturais e restrições legais caracterizadas no nível nas corporações.

Matéria sobre desmatamento na Mata Atlântica

20/07/2017

A Agência de Notícias em C,T&I, veículo online especializado em temas de ciência, tecnologia e inovação , acaba de publicar a matéria intitulada "Bahia lidera ranking de desmatamento da Mata Atlântica", que inclui entrevistas com os professores Pedro Rocha e Ricardo Dobrovolsky, da UFBA e trata dos dados disponibilizados no relatório do Atlas da Ma Atlântica de 2017. produzido pela Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A matéria pode ser lida aqui e a entrevista completa com o professor Pedro Rocha pode ser lida aqui

Palestra Biodiversidade Urbana

14/06/2017

O Prof. Pedro Rocha ministrará a palestra intitulada "Biodiversidade urbana e nos campi da UFBA" no dia 07 de julho de 2017 às 15:30 no Anfiteatro externo do Instituto de Biologia da UFBA. A palestra trata da relação entre urbanização e biodiversidade, da caracterização da biodiversidade na região do campus da UFBA em Ondina, Salvador, e apresenta uma sugestão de quadro conceitual para que se planeje o manejo dessa biodiversidade.

Entrevista ao blog "Você é o que habita"

21/06/2017

Foi publicada em 21/jun/2017 a matéria "Animais em risco" no blog "Você é o que habita", iniciativa de jornalismo científico de estudantes de jornalismo da UNIFACS. A matéria trata da ameaça de extinção a animais e plantas da Mata Atlântica e inclui parte de uma entrevista realizada com o Prof. Pedro Rocha sobre o assunto. A matéria pode ser lida aqui e a entrevista completa pode ser acessada aqui.

Edital da UFBA para contratação de Professor Visitante

14/06/2017

A UFBA publicou edital para contratação de professores visitantes que se associem a seus programas de pós-graduação (PPG). Os PPG em Ecologia (Mestrado Profissional) e Ecologia e Biomonitoramento (Mestrado Acadêmico e Doutorado) divulgaram os perfis prioritários para receber propostas, que são:

A. Estatística (Bayesiana/Verossimilhança/Metanálise),
B. Saúde e Meio Ambiente,
C. Modelagem (Computacional e/ou Matemática) de Sistemas Ecológicos,
D. Direito Ambiental,
E. Sociologia e Meio Ambiente,
F. Epistemologia e Ética Aplicadas à Ecologia, e

G. Ecologia Espacial

Acesse a página da PROPG com perguntas e respostas relacionadas a esse edital.

Defesa da tese de doutorado de Candelaria Estavillo será em 28 de junho às 08:00h

12/06/2017

No dia 28 de junho de 2017, às 08:00h na sala de videoconferência da STI-UFBA, no campus de Ondina,  a doutoranda do Laboratório de Ecologia Básica e Aplicada, Candelaria Estavillo, defenderá sua tese intitulada "Linking environmental change and ecosystem processes via response-and-effect functional traits".

 

Participam da banca: Dr. Pedro Luis Bernardo da Rocha (orientador), Universidade Federal da Bahia; Dr. Ricardo Dobrovolski, Universidade Federal da Bahia; Dra. Blandina Felipe Viana, Universidade Federal da Bahia; Dra. Maíra Benchimol de Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz; e Dr. Julián Lescano, Universidad Nacional de Córdoba.

 

A tese é composta de dois manuscritos cujos resumos são transcritos abaixo.

Chapter 1: "A conceptual model of response-and-effect functional traits: from species to ecosystems via community dynamics"

Traits-based approaches are a promising line of research to understand the effects of environmental change on ecosystem functioning through changes in community dynamics. Even when this framework represents a fundamental advance in understanding natural systems, many difficulties arouse to its implementation. In this work we detailed three steps that hope will clarify the application of a response-and –effect framework. The procedure was applied to understand the response of small mammals to forest loss and the impacts that the changed community have on forest regeneration and disease spreading. Firstly, the relevant response and effect traits were identified; secondly, the degree of overlap between traits was analyzed through correlations. Finally, a conceptual model linking environmental change and ecosystem processes via overlap of response and effect trait was built. Main advances and difficulties were discussed.  

     

Chapter 2: "Linking change and function using functional groups: the response of small mammals to forest loss and its effects on ecosystem functioning"

The current biodiversity crisis, which is mainly driven by habitat loss, raises concern about the future of ecosystems functioning and the services they provide. In this work, a response-and-effect trait framework was applied to predict the effects of forest loss on ecosystem services mediated by small mammals of the Atlantic forest. To this end, statistical procedures were used to group species with similar traits of response to forest loss, and to impact ecosystem functioning. Responses were translated into effects measuring changes in functional group representation along a gradient of habitat loss at the landscape scale. Empirical findings point to the negative effects of forest loss on response groups with certain combination of traits, with the potential of disrupting ecosystem services delivery in more degraded landscapes. The regulating role of diversity in disease transmission can be jeopardized by forest loss, as well as the contribution of the community to forest regeneration.

Encerradas as aulas da disciplina BIOA26 Delineamento Amostral do PPG Ecologia e Biomonitoramento para as turmas de Mestrado Acadêmico e Doutorado

06/06/2017

Ao longo de maio o professor Pedro Rocha ministrou a disciplina BIOA26 Delineamento Amostral para duas turmas de pós-graduandos, que incluíram 19 estudantes do curso de Mestrado Acadêmico em Ecologia e Biomonitoramento e 6 estudantes do curso de Doutorado em Ecologia (ambos do PPG Ecologia e Biomonitoramento da UFBA), 3 estudantes do PPG Diversidade Animal e dois estudantes especiais.

No oferecimento deste semestre, a disciplina estimulou a discussão sobre : 

(i) critérios de confiabilidade do conhecimento produzido pela ciência (interface com epistemologia);

(ii) critérios de relevância no estabelecimento de problemas de pesquisa (interface ciência x sociedade);

(iii) critérios de eficácia do planejamento de experimentos (planejamento experimental);

(iv) critérios de rigor no planejamento analítico de dados (ferramentas analíticas, com ênfase em testes de hipótese).

A abordagem desses tópicos incorporou adicionalmente aspectos da história da ciência, de modo a permitir ao estudante compreender a origem histórica de práticas científicas contemporâneas, e aspectos da realidade social atual, de modo a permitir ao estudante estabelecer conexões entre os temas da disciplina e questões concretas do cotidiano, com ênfase em questões ambientais.

Ao longo da disciplina os estudantes aplicaram os conhecimentos obtidos para aperfeiçoar seu projeto de pesquisa.

Please reload

Universidade Federal da Bahia

Laboratório de Ecologia Básica e Aplicada

Instituto de Biologia - UFBA

Rua Barão de Jeremoabo, s/n.

Ondina - Salvador - Brasil

CEP - 40.170-115

Tel: 55 71 3283-6559

peurocha@ufba.br

  • Facebook Clean Grey
  • Preto Ícone Instagram
  • Twitter Clean Grey

© 2017 por Pedro Rocha

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now